Sobre o Fundo de Descarbonização

O Fundo de Descarbonização do Espírito Santo é um fundo de investimento criado pelo governo do estado do Espírito Santo para financiar projetos de transição energética e descarbonização, com recursos provenientes do Fundo Soberano e cotistas interessados como empresas, bancos ou organizações multilaterais. 

O Fundo será operacionalizado através de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com foco exclusivo em financiar projetos e empresas que promovam a descarbonização da economia capixaba. O fundo será classificado como investimento sustentável, conforme os parâmetros da CVM e da ANBIMA.

A iniciativa está ancorada no Plano de Descarbonização do Espírito Santo, publicado no ano passado, e deve representar um avanço relevante no processo de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na economia capixaba. A instrumentalização financeira proposta tem elevado potencial para captação de investimentos nacionais e internacionais, promovendo a diversificação e o fortalecimento de setores estratégicos. Dessa forma, o projeto contribui para consolidar o Espírito Santo como um foco atrativo para investidores empenhados em iniciativas de baixo carbono.

Em 2021, o Espírito Santo aderiu oficialmente às campanhas “Race to Zero” e “Race to Resilience”, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, visando à redução de emissões de gases de efeito estufa e à resiliência climática. Em 2023, foi publicado o Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Espírito Santo, o qual apresenta estratégias, ações e políticas públicas necessárias para a neutralização das emissões de GEE até 2050. Como meta intermediária, o Plano prevê o alcance de 27% de redução das emissões até 2030.

O que são ações de descarbonização?

A descarbonização refere-se ao conjunto de ações destinadas a reduzir a emissão de GEE. Entre as principais medidas, estão o uso de fontes de energia renovável, a melhoria da eficiência energética e a substituição de combustíveis fósseis por alternativas de menor impacto ambiental. No Espírito Santo, a implementação de iniciativas de descarbonização é especialmente relevante no setor industrial, que representa uma fatia expressiva do consumo energético, e onde a transição para tecnologias limpas também contribui para a redução de custos e para o aumento da competitividade dos produtos.

A transformação do paradigma produtivo para uma economia mais sustentável, impulsionando a adoção de tecnologias limpas e renováveis, trazem oportunidades de negócio, empregos verdes e benefícios econômicos para a sociedade como um todo. Portanto, a descarbonização não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também para a construção de um futuro mais próspero e sustentável.