Edital de Seleção do Gestor

O Bandes, como agente operador do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses), lançou uma chamada pública para seleção de um gestor de recursos que irá estruturar e administrar um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com foco exclusivo em financiar projetos e empresas que promovam a descarbonização da economia capixaba.

O edital marca uma iniciativa inovadora do Governo do Espírito Santo em articular instrumentos financeiros com objetivos climáticos concretos, alinhados ao Plano de Descarbonização Estadual, que prevê a redução de 27% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e a neutralidade de carbono até 2050.

O FIDC selecionado terá como missão investir em títulos de crédito e direitos creditórios de empresas instaladas no Espírito Santo, com atuação em projetos que contribuam diretamente para a redução das emissões de carbono. O fundo será classificado como investimento sustentável, conforme os parâmetros da CVM e da ANBIMA.


Recursos disponibilizados



Setores e projetos elegíveis

O fundo deverá apoiar empreendimentos nos setores de infraestrutura, indústria, agricultura e serviços, como:



Critérios para seleção do gestor

A proposta enviada deve detalhar:

  • Política de investimento e tese de impacto climático;
  • Experiência e composição da equipe gestora;
  • Capacidade de estruturação de carteira no Espírito Santo;
  • Metodologia de avaliação de elegibilidade e mensuração de impacto;
  • Estratégia de captação com co-investidores;
  • Estrutura de custos competitiva.


A proposta vencedora deverá demonstrar a capacidade de estruturar um fundo sólido, com gestão responsável, alinhada a práticas ASG e com histórico comprovado de operações bem-sucedidas.


Prazos importantes