Finalidades do FUNSES

Promover o desenvolvimento econômico sustentável do Estado é um grande desafio. Para alcançá-lo, o Governo atribuiu ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo – BANDES a função de Agente de Desenvolvimento.

Através da aplicação dos recursos do Fundo Soberano ES em ativos como fundos de investimentos estruturados, regulamentados pela CVM, ações de sociedades empresariais e debêntures emitidas em ofertas públicas, o BANDES busca, na dinâmica deste mercado, a participação em empresas altamente qualificadas com o objetivo de fomentar o setor produtivo, apoiando projetos que possam resultar em desenvolvimento para o Estado do Espírito Santo.

Por sua vez, com o propósito de garantir às gerações futuras o benefício trazido pelas receitas da exploração do petróleo e gás natural no Estado, a segunda finalidade do Fundo Soberano ES está relacionada à geração de poupança. Desse modo, uma parte do Fundo Soberano ES destina-se ao que se chama hedge fund, concebido para atenuar períodos anticíclicos da economia capixaba.

Atribuída ao Banco do Estado do Espírito Santo – BANESTES, enquanto Agente Financeiro, as aplicações dos recursos encontram-se direcionadas às modalidades de investimentos consideradas tradicionais no mercado financeiro, tendo como foco a rentabilidade. Desta forma, a carteira de ativos aponta para a possibilidade de investimentos em Renda Fixa, Renda Variável e, também, para investimentos que buscam retornos financeiros atrelados a impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Nesse particular, o Fundo Soberano ES demonstra todo o seu apoio às práticas ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês), acreditando que empresas com melhores performances de sustentabilidade serão as mais atrativas e desejadas do mercado, em um futuro próximo.