Startup apoiada pelo Fip Funses 1 é eleita a melhor da América Latina na categoria ‘Recursos Humanos’

14/07/2023 10h00 - Atualizado em 14/07/2023 12h07

O Fundo de Investimentos em Participações (Fip) Funses 1, com recursos do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses) e coordenação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), continua investindo em empresas capixabas que tenham como objetivo principal transformar o setor produtivo capixaba e potencializar a realidade estadual. Prova disso é a Persora, empresa investida pelo Funses 1 que se tornou destaque na América Latina ao ser eleita, entre mais de 100 startups de diversas categorias, a campeã na categoria RH do programa de aceleração do InovAtiva, maior hub de inovação da América Latina.

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, uma publicação que apresenta reflexões sobre a gestão de negócios, cerca de 75% dos colaboradores consideram seus líderes como a pior parte do trabalho. A partir disso, a Persora desenvolveu uma plataforma com foco nas lideranças, que impacta tanto os gestores quanto o time, de forma ágil e orientada.

Para garantir que o time tenha uma alta performance, é preciso promover segurança psicológica para a equipe, o que pode ser um obstáculo para muitos líderes. A startup capixaba viu na cultura e nas pessoas a oportunidade de ampliar empresas de tecnologia e inovação, com uma metodologia que orienta, diariamente, como os líderes e os liderados devem agir. Enfrentando desafios como o choque de gerações, a busca pela diversidade, a saúde mental e o foco no propósito, a empresa gera resultados rápidos com sua metodologia.

Após serem premiados, entre mentores e investidores de todo o país, a Co-Founder e CSO da Persora, Milena Nascimento, conta que o sentimento é de estar no caminho certo para ser o Player dominante deste segmento de altíssima demanda. “O objetivo é que, daqui a um ano, tenhamos 300 empresas performando melhor pela plataforma Persora.”

Para alcançar o prêmio, a Persora passou por rígidos critérios de avaliação. A banca do InovAtiva considerou o modelo de negócio, indicadores atuais da empresa, número de clientes e projeções da empresa. Além disso, o potencial de faturamento, o tamanho do mercado, e, principalmente, a qualidade da solução proposta e o impacto do problema que é resolvido também foram fatores decisivos.

O que é o Fip Funses 1?

O FIP Funses 1 é o segundo maior FIP na categoria venture capital multiestratégia no País, com aporte inicial de R$ 250 milhões em recursos do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses). Com duração de dez anos, o investimento é prorrogável por mais dois anos, sendo que os anos restantes serão considerados período de desinvestimento. A partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, o Funses 1 permite buscar atrair novos negócios, com geração de emprego e renda para a população. Os recursos do FIP Funses 1 são aplicados, preferencialmente, em empresas voltadas para a introdução de novidades ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social.

“O Funses 1 desempenha um papel fundamental para a economia capixaba, investindo recursos do Fundo Soberano em negócios que transformam o ecossistema de inovação e tecnologia do Espírito Santo”, afirma a gerente de Investimentos e Participações do Bandes, Ivone Pontes.Com vasta experiência na gestão de venture capital, a gestora do Funses 1, TM3 Capital, trabalha no Espírito Santo em conjunto com a empresa Ace Startups, que atua como aceleradora no mercado capixaba. A Ace tem o papel de desenvolver as startups e empresas de base tecnológica, auxiliando-as para tornar os modelos de negócios consolidados e aptos a receber aportes do FIP.

O Fundo tem uma tese multiestratégica que investe nos setores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Nanotecnologia; Varejo e Comércio Eletrônico; Economia Criativa, Serviços Financeiros; Economia Digital; Educação; Saúde e Ciências da Vida; Energias Renováveis; Químico e Materiais; Meio Ambiente; Agronegócio; Metalmecânico; Transporte; Logística; Rochas Ornamentais; Economia do Turismo e Lazer; Madeira e Móveis; e Confecção Têxtil e Calçados.

Sobre a TM3 Capital

Fundada em 2011, a TM3 Capital é uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espírito empreendedor no DNA. A TM3 Capital tem um modelo hands-on e metric-driven de gestão, e investe em empresas que entendem o valor que vai além do capital. Construir junto é a missão da TM3 Capital, agregando experiência em operações, crescimento acelerado e internacionalização.

Com mais de meio bilhão de reais sob gestão atualmente, a TM3 Capital estruturou cinco veículos de investimento e conta com ampla expertise e casos de sucesso, com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware. A TM3 já co-investiu ou vendeu empresas para grandes corporações, tais como Santander, Movile, Microsoft, Trybe, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble e Ambev.

Sobre a ACE

A ACE é uma holding de inovação de negócios e apoio ao empreendedorismo. Atua primariamente como Venture Capital, investindo em startups early stage, e como Venture Builder, co-fundando negócios com os empreendedores mais preparados do ecossistema. Fundada em 2012 pelos empreendedores seriais Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a ACE já fez aportes em 120 startups, concluindo o exit de 25 dessas empresas. No track record da ACE também constam mais de cem programas de aceleração, mais de mil startups conectadas com grandes empresas e seis novos negócios criados. Atualmente, o grupo conta, por exemplo, com verticais de consultoria corporativa (ACE Córtex), educação (Future Dojo) e finanças (Zebra Câmbio).

Com informações da Persora.

Informações sobre Fips:
www.bandes.com.br/fip