Venture capital do Fundo Soberano é apresentado para cooperativas capixabas
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apresenta o FIP Funses 1 – Fundo de Investimento em Participação (FIP), vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo – para representantes de cooperativas capixabas em evento, nesta quarta-feira (29). A apresentação acontece durante a programação do Encontro Estadual Oportunidades para o Cooperativismo Capixaba, evento organizado em comemoração aos 50 anos de atuação do Sistema OC-/ES.
O cooperativismo tem se destacado como um dos principais modelos de organização de negócios no Espírito Santo. De acordo com informações do Sistema OCB-ES, entidade que agrega, cooperativas de todo o Estado, com negócios do campo às grandes cidades, as cooperativas capixabas têm contribuído com negócios em diversos setores da economia como, por exemplo, no agronegócio, setor de serviços e financeiro. Atualmente são 119 cooperativas capixabas associadas à entidade e 502 mil cooperados reunidos.
Desenvolvimento de novos negócios
O FIP Funses 01, fundo na modalidade venture capital multiestratégia, criado pelo Governo do Espírito santo, por meio de recursos dos royalties do petróleo é um dos maiores da categoria no País, com aporte inicial de R$ 250 milhões. O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, enfatiza que o mecanismo financeiro disponível para os empresários pode contribuir para dar um salto qualitativo nos negócios.
“O formato de organização proposto pelo associativismo contribui para buscar soluções conjuntas de diversos empreendedores, movimentando cadeias produtivas cada vez mais complexas e que necessitam, constantemente, melhoria dos processos. Pela proposta multiestratégica do FIP Funses 1, podemos contribuir para o desenvolvimento de startups ligadas às cadeias produtivas ou fornecedoras das cooperativas, de empresas de base tecnológica e de empresários de segmentos tradicionais que busquem incorporar inovação e ganho de mercado e produtividade”, enfatiza o diretor-presidente.
Ainda de acordo com Munir Abud de Oliveira, os interessados em buscar os investimentos têm à disposição atendimento especializado. “Todo processo é feito por uma empresa selecionada pelo Bandes por meio de uma chamada pública. O FIP Funses, como acionista, traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa. Assim, com o tempo, a empresa ganha expertise e resultados.
Com vasta experiência na gestão de venture capital, a TM3 Capital, empresa selecionada por meio de chamada pública para ser gestora do FIP Funses 1, instalou escritório de trabalho no Espírito Santo em conjunto com a empresa ACE, que atuará como aceleradora de startups no mercado capixaba. A ACE tem o papel de desenvolver as startups e empresas de base tecnológica, auxiliando-as para tornar os modelos de negócios consolidados e aptos a receber aportes do FIP.
Setores de Investimentos
Com foco em empresas com base tecnológica e com intuito de impulsionar empreendimentos em estágio inicial, em até 05 anos, o FIP Funses 01 pretende acelerar até 500 negócios e investir em 100 empresas por todos os estágios da jornada de desenvolvimento.
Com uma tese multiestratégia, terão preferência os setores de: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Nanotecnologia; Varejo e Comércio Eletrônico; Economia Criativa, Serviços Financeiros; Economia Digital; Educação; Saúde e Ciências da Vida; Energias Renováveis; Químico e Materiais; Meio Ambiente; Agronegócio; Metalmecânico; Transporte; Logística; Rochas Ornamentais; Economia do Turismo e Lazer; Madeira e Móveis; e Confecção Têxtil e Calcados.
Serviço:
Evento: Encontro Estadual Oportunidades para o Cooperativismo Capixaba
Data: quarta-feira (29)
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Centro de Convenções de Vitória - Rua Constante Sodré, 157 - Santa Lucia, Vitória
Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br