TM3 Capital e ACE realizam evento com startups e empreendedores capixabas

03/05/2022 13h19

A TM3 Capital, gestora do Fundo de Investimento em Participação (FIP), vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo, em parceria com a ACE, holding de inovação de negócios e apoio ao empreendedorismo, realizaram na noite da última quinta-feira (28), no Centro Tecnológico de Vitória, o lançamento do Fundo de Investimentos em Participações do Governo do Espírito Santo (FUNSES 1) e dos programas de aceleração que serão financiados pelo Fundo.

O evento reuniu mais de 180 pessoas, dentre autoridades locais, incluindo 50 empresários e empreendedores que representam startups e empresas capixabas.

Com recursos oriundos dos royalties do petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo, com aporte total de R$ 250 milhões, será um dos maiores fundos de venture capital do País entre os que contam com capital exclusivamente proveniente de investidores públicos.

Cerca de 10% do capital do Fundo será utilizado para acelerar digitalmente 500 ideias e acelerar presencialmente 50 empresas. O Fundo investirá também em dezenas de empresas nos próximos anos, passando por todos os estágios da jornada de desenvolvimento.

Felipe Marcondes de Mattos, partner e head de Venture Capital da TM3, apresentou informações sobre o Fundo e como será potencializado o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Estado. Logo depois, o fundador e CEO da TM3 Capital, Marcel Malczewski, apresentou a TM3 e a ACE para o público presente, trouxe dados do projeto e falou sobre o impacto do FUNSES 1 no ecossistema capixaba.

“O evento superou as expectativas, com muitas startups, empreendedores e investidores presentes. Conseguimos reunir um extrato importante do ecossistema do Espírito Santo. Foi um sucesso e nos motiva muito para fazer mais eventos futuros”, pontuou Malczewski.

Na sequência, Pedro Waengertner, Co-Founder e CEO da ACE, ministrou uma palestra com o tema “O mundo precisa de criadores: O que ninguém te conta sobre criar negócios. ”

No evento, ocorreu também o lançamento das inscrições dos programas de aceleração digital e presencial, feito pelo partner da ACE, Pedro Carneiro, que destacou que o investimento será de até R$ 500 mil em cada uma das startups selecionadas para a aceleração presencial. As empresas e empreendedores interessados em participar devem acessar o link: https://acestartups.com.br/aceleracao/

"Estamos muito felizes com o impacto que o evento causou no ecossistema capixaba! Foi maravilhoso ver tanta gente reunida em prol de um marco para o Estado do Espírito Santo. O Evento marca o início de uma jornada, muito parecida com a jornada dos empreendedores, que será recheada de desafios e oportunidades, e para nós é muito importante contarmos com o apoio e o relacionamento de todo o ecossistema“, destacou Pedro Carneiro.

Os empreendedores Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt, Júlia Caiado, CEO da Global Touch, e Walter Paina, Co-Founder da Will Bank, apresentaram o painel “Frutos do Ecossistema Capixaba”, falando de suas trajetórias profissionais e de como suas empresas ajudam a fomentar o meio de startups e o empreendedorismo do Espírito Santo.

Além de empresários e empreendedores, o lançamento também contou com a presença de autoridades e personalidades locais, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), representou o Governo do Estado. Também participaram representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Fines), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil) e integrantes do Comitê Gestor do Movimento Capixaba de Inovação (MCI).

Presente no evento, o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, destacou que a iniciativa do Governo do Estado em instituir o Fundo de Investimento em Participações (FIP) demonstra o compromisso com a geração de oportunidades e a promoção do desenvolvimento pautado na inovação.

“O governador do Estado, Renato Casagrande, sempre ressalta que o Espírito Santo é um estado pequeno, mas com grande potencial. E vem se consolidando como referência para o país em função do equilíbrio fiscal e segurança jurídica. É o único que tem um Fundo Soberano, o que é um amplo sinal de uma gestão responsável e que pensa no futuro. A boa gestão fiscal e o ambiente de negócios favorável também contribuem para que os investidores queiram se alocar no Espírito Santo. Por isso, vejo que o FIP, certamente, tornará o Espírito Santo uma referência em negócios inovadores”.

Outra autoridade presente, o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, ressaltou a importância do FUNSES 1 para impulsionar o ecossistema de inovação capixaba.

“Lançamos hoje no evento um programa de aceleração e investimento em startups que contribuirá para o fomento do ecossistema de inovação capixaba. Sabemos que, mesmo que sejam inovadoras, essas empresas têm certa dificuldade para sobreviver no mercado nos seus primeiros anos de existência. Com o amadurecimento de empresas capixabas e a atração de novas empresas para o Espírito Santo, vislumbramos o ganho de competitividade do parque industrial, o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e a diversificação e o fortalecimento da nossa economia, além da consolidação de cadeias produtivas de diferentes segmentos econômicos”, apontou.

TM3 Capital

Fundada em 2011 pelo empreendedor Marcel Malczewski, a TM3 Capital é uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espírito empreendedores no seu DNA. A TM3 Capital tem um modelo hands-on e metric-driven de gestão e investe em empresas que entendem o valor que vai além do capital. Construir juntos é a missão, agregando experiência em operações, crescimento acelerado e internacionalização. Com mais de meio bilhão de reais sob gestão atualmente, a TM3 Capital já estruturou 5 veículos de investimento e tem ampla expertise e casos de sucesso com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware. Diversas empresas do portfólio já foram investidas ou vendidas para grandes corporações, tais como: Santander, Movile, Microsoft, Trybe, Linx, Stone, Trimble, Whirlpool e Ambev.  

Sobre a ACE

A ACE é uma holding de inovação de negócios e apoio ao empreendedorismo. Fundada em 2012, por Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, dois empreendedores seriais, a ACE já realizou investimento em 119 Startups e exit de 24 dessas empresas investidas. Com um excelente trackrecord, muito devido a sua experiência em investimento em startups early stage e desenvolvimento de negócios, comprovado em mais de 100 programas de aceleração e a conexão de mais de mil empresas com startups. A marca possui verticais de investimentos (ACE Startups), educação (Future Dojo), e consultoria corporativa (ACE Cortex). A holding foi eleita três vezes como a melhor aceleradora na América Latina. Já passaram pelo seu portfólio marcas como Vale, Vivo, Marco Polo, Unilever, R7, VR, Vibra, Gol, Ipiranga, Neoenergia, Natura, Avon, Porto Seguro, Renner, Banco Pan, Electrolux, Panasonic, Caloi, Danone, Bayer, Gerdau, Mastercard e Ambev.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da TM3 Capital
Diego Bastos Ramos
(11) 94557-8979
diego@agencianoar.com.br

 

Assessoria de Imprensa da ACE
Hicaro Ros/ Emeline Domingues
(11) 98530-3156 / (11) 11 96488-5548
hicaro.ros@falacriativa.com.br  / emeline.domingues@falacriativa.com.br

 

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br