Funses 1 tem impulsionado empresas capixabas da aceleração ao investimento

10/01/2023 10h00 - Atualizado em 25/04/2023 10h58

No início de 2022, o ecossistema de inovação do Espírito Santo ganhou um grande parceiro para impulsionar os negócios locais e atrair investimentos para o Estado: o Fundo de Investimento em Participação (FIP) Funses 1, vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo. Juntamente com a TM3 Capital e Ace Startups, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), pôde reunir diversas empresas, de diferentes segmentos e estágios de maturação para serem apoiadas pelo Funses 1, seja por investimento direto, aceleração com aporte de recursos ou aceleração digital.

Por meio de editais lançados e programas de aceleração abertos, muitos foram os empresários que, ao longo deste ano, tiveram a oportunidade de avançar e dar novos passos por meio do apoio vindo do Fundo. A Te Atende foi uma das startups que passaram pela aceleração digital, e uma das suas fundadoras, a empresária Ana Paula Serrano conta como foi a experiência.

Ela afirma que desde a inscrição até ser, de fato, acelerada, tudo correu de maneira natural e, mesmo durante as aulas e mentorias, já puderam estabelecer conexões com muitas oportunidades e até começar as primeiras captações de clientes.

“Ficamos sabendo do programa de aceleração digital por meio de nossa própria rede de contatos, ouvimos falar e logo nos inscrevemos. Na época estávamos ainda em fase de validação, ou seja, a aceleração veio em um momento perfeito para validarmos a ideia. E claro, foi uma experiência enriquecedora que nos abriu muitas portas”, destaca Ana Paula.

A Te Atende é uma startup com foco no diagnóstico das habilidades e atitudes dos atendentes, qualificação e acervo de profissionais que trabalham com atendimento, sendo o público de varejo e serviço seu principal alvo. Fernanda Sabra Oliveira (fundadora) e Ana Paula Serrano (CEO) somam experiências em inovação, treinamento de habilidades comportamentais, administração, consultoria em vendas e treinamento na área do varejo. Ou seja, conhecem de perto a realidade deste nicho de mercado.

“Unimos as nossas qualificações, o desejo de ajudar outros profissionais a aperfeiçoar o atendimento - que é uma dor latente do varejo – para fundarmos a Te Atende. Nosso trabalho é traçar um diagnóstico completo das softskills dos atendentes, monitorando os dados gerados e a partir daí orientar os profissionais. Tudo isso para facilitar a contratação, aprendizagem e gestão dos atendentes no dia a dia”, explica a empreendedora.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira lembra que o programa de aceleração e investimento em startups que foram lançados, está contribuindo diretamente com o fomento do ecossistema de inovação capixaba. “Sabemos que, mesmo que sejam inovadoras, essas empresas têm certa dificuldade para sobreviver no mercado nos seus primeiros anos de existência. Com o amadurecimento de empresas capixabas e a atração de novas empresas para o Espírito Santo, vislumbramos o ganho de competitividade do parque industrial, o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e a diversificação e o fortalecimento da nossa economia, além da consolidação de cadeias produtivas de diferentes segmentos econômicos”, complementa Abud de Oliveira.

Passada a aceleração digital, Ana Paula vislumbra um futuro promissor, com desenvolvimento, inovação e maior parcela do mercado. “Estamos buscando aprimorar o produto cada vez mais, automatizar os processos que ainda são manuais, disponibilizar nossos materiais para os gestores no varejo, e nos prepararmos de forma sustentável para a fase de tração. Vamos focar na geração de dados, aumentar a base de profissionais qualificados, e já começar a disponibilizar ainda no primeiro semestre, um acervo de profissionais para contratações no varejo.”

Conheça o Funses 1

O Funses 1 permite a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural buscar a atração de novos negócios, com emprego e renda para a população. Com vasta experiência na gestão de venture capital, a TM3 Capital trabalha no Espírito Santo em conjunto com a empresa ACE, que atua como aceleradora de startups no mercado capixaba. A ACE tem o papel de desenvolver as startups e empresas de base tecnológica, auxiliando-as para tornar os modelos de negócios consolidados e aptos a receber aportes do FIP.

O Fundo tem uma tese multiestratégia e investe, preferencialmente, nos setores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Nanotecnologia; Varejo e Comércio Eletrônico; Economia Criativa, Serviços Financeiros; Economia Digital; Educação; Saúde e Ciências da Vida; Energias Renováveis; Químico e Materiais; Meio Ambiente; Agronegócio; Metalmecânico; Transporte; Logística; Rochas Ornamentais; Economia do Turismo e Lazer; Madeira e Móveis; e Confecção Têxtil e Calçados.

TM3 Capital

Fundada em 2011 pelo empreendedor Marcel Malczewski, a TM3 Capital e´ uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espi´rito empreendedores no seu DNA. A TM3 Capital tem um modelo hands-on e metric-driven de gesta~o e investe em empresas que entendem o valor que vai ale´m do capital. Construir juntos e´ a missa~o, agregando experie^ncia em operac¸o~es, crescimento acelerado e internacionalizac¸a~o.

Com mais de meio bilha~o de reais sob gesta~o atualmente, a TM3 Capital ja´ estruturou cinco vei´culos de investimento e possui ampla expertise e casos de sucesso com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware. A TM3 ja´ coinvestiu ou vendeu empresas para grandes corporac¸o~es, tais como: Santander, Movile, Microsoft, Trybe, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble e Ambev.

Sobre a ACE

A ACE é uma holding de inovação de negócios e apoio ao empreendedorismo. Atua primariamente como Venture Capital, investindo em startups early stage, e como Venture Builder, cofundando negócios com os empreendedores mais preparados do ecossistema. Fundada em 2012 pelos empreendedores seriais Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a ACE já realizou aportes em 120 startups, concluindo o exit de 25 dessas empresas. No seu track record também constam mais de 100 programas de aceleração realizados, mais de mil startups conectadas com grandes empresas e 6 novos negócios criados. Atualmente, o grupo conta, por exemplo, com verticais de consultoria corporativa (ACE Cortex), educação (Future Dojo) e finanças (Zebra Câmbio).

Conheça a Te Atende:
Instagram: @te_atende
Te Atende

Texto de Alice Azevedo

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br