Bandes impulsiona empresas capixabas que transformam a realidade e fortalecem a economia do Espírito Santo

21/07/2023 09h30 - Atualizado em 21/07/2023 12h01

Ao longo de cinco décadas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) se encarregou do papel de fortalecer a economia capixaba, investindo em empresas inovadoras que transformam positivamente a realidade do Espírito Santo. Com produtos direcionados para o crescimento do ecossistema de inovação e tecnologia, como o Fundo de Investimento em Participações (Fip) Funses 1 e as linhas de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a instituição converte ideias empresariais em realidade, gerando emprego e renda para as regiões capixabas.

O objetivo do banco é fazer com que mais empresas inovadoras surjam e se desenvolvam, fortalecendo a economia do Estado, contribuindo para o avanço tecnológico e provocando transformações no desenvolvimento econômico que resultam em geração de empregos, por exemplo.

Nesse contexto, um exemplo de negócio de sucesso é a Actiz, uma startup capixaba especializada na otimização de laboratórios de controle de qualidade que, por meio dos recursos e do programa de Aceleração Digital do Funses 1, vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses), desenvolveu diversos setores da organização, como marketing e vendas. A empresa contou também com o apoio de uma rede de mentores especialistas e profissionais de áreas-chave, como contabilidade, jurídica e marketing.

O papel ativo do Funses 1 na identificação e no apoio foi eficiente para que a empresa buscasse novamente o Bandes com a finalidade de adquirir financiamento da linha de inovação Finep Inovacred Expresso, que tem o banco capixaba como repassador exclusivo no Espírito Santo. De acordo com o projeto, o objetivo do novo financiamento foi direcionado para o desenvolvimento das atividades de inovação e investimentos em marketing e equipe própria da Actiz.

Com os recursos Finep, a empresa investiu no aperfeiçoamento do seu produto para adequação ao mercado brasileiro, bem como em marketing e comercialização para construção de autoridade da Actiz no Brasil.

De acordo com o CEO e cofundador da empresa, Ramon Spinassé, depois do acesso aos recursos Funses 1, a Actiz entendeu que era necessário a construção da marca no mercado brasileiro. Por isso, acessou os recursos das linhas de inovação Finep do banco, que contam com taxas competitivas e potencializam os setores das organizações.

“A solução da Actiz é direcionada para o controle de qualidade de indústrias e no levantamento que fizemos, em nível nacional, constatamos que menos de 5% das indústrias utilizam um sistema no controle de qualidade, inclusive no Espírito Santo. Atualmente, quando uma indústria opera ou produz os seus itens sem um controle de qualidade existem muitos riscos e burocracias nos processos da empresa. Assim, quando atuamos, conseguimos agilizar os processos e trazer competitividade para os negócios. Então, tornamos a indústria capixaba mais competitiva, com controle de qualidade digitalizado”, frisou Ramon Spinassé.

A Actiz é uma startup capixaba especializada na otimização de laboratórios de controle de qualidade, independente do porte ou segmento, e oferece soluções simples, seguras e digitais, com implementação rápida a um custo acessível para os laboratórios. Criada em 2017, a empresa vem se destacando nas operações internacionais que realiza e já atua em indústrias farmacêuticas, alimentícias, cimenteiras, químicas e petroquímicas de diversos países, como Colômbia, Chile, Costa Rica, Irlanda, Itália, México e Peru.

Recursos para inovação

Com uma parceria de cerca de dez anos, Bandes e Finep atuam no Espírito Santo para apoiar o avanço da tecnologia e a inovação nos negócios capixabas, permitindo a inclusão de novos equipamentos, produtos e serviços ideais para a realidade de uma indústria 4.0, que domina os grandes debates nacionais e internacionais, visando à aquisição de máquinas, treinamentos, consultorias, implantação de sistema, entre outros.

As linhas Finep Inovacred e Inovacred Expresso direcionam recursos para empreendimentos em desenvolvimento de novos produtos, serviços e até mesmo aprimoramento de atividades já existentes, bem como apoiam micro, pequenas e médias empresas com histórico de inovação.

Além desses dois produtos, o Bandes fomenta a metamorfose, para melhor, da economia capixaba, com a linha Finep Aquisição Inovadora Telecom, permitindo o crescimento de planos estratégicos que sejam de interesse do setor de telecomunicações e visando ampliar a competitividade da cadeia produtiva da indústria de telecomunicações nacional, inclusive nas áreas de semicondutores, soluções de Internet das Coisas, e sistemas e equipamentos, entre outros. Na área de Telecom, mais especificamente para as empresas provedoras de internet, o programa financia a aquisição de equipamentos e cabos de fibra óptica, por exemplo.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/inovacao
faleconosco@bandes.com.br
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br