Aceleração digital de startups Funses1: inscrições vão até esta sexta-feira (17)

15/03/2023 14h30 - Atualizado em 25/04/2023 10h54

As inscrições para o programa de aceleração digital de startups do Fundo de Investimento em Participação (FIP), Funses1, vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo, estão abertas e vão até esta sexta-feira (17). Serão selecionadas 25 empresas, que terão acesso a trilhas de conteúdo e mentorias com especialistas, além de contar com conexões com parceiros e networking com mais de 150 corporações.

A TM3 Capital, gestora do Funses1, é responsável por identificar e realizar os investimentos e desinvestimentos, além de acompanhar e ajudar as empresas investidas. Além do investimento direto em empresas maiores, parte dos recursos do Funses1 são direcionados para custear o programa de aceleração digital.

O Programa de aceleração digital, que será executado pela ACE, é totalmente on-line e é exclusivo para aplicantes do Espírito Santo. Busca por empreendedores, pesquisadores e estudantes do Ensino Superior do Estado que queiram pivotar seu MVP ou acelerar sua empresa.

As inscrições devem ser realizadas via formulário através do site: Link. As startups selecionadas serão conhecidas na próxima segunda-feira (20) e o programa terá início no próximo dia 27.

Segundo o sócio e diretor responsável pela área de Venture Capital da TM3 Capital, Felipe Marcondes de Mattos, o objetivo é fomentar o ecossistema local e transformar o Espírito Santo em um polo para startups. “Nosso objetivo é acelerar digitalmente 500 empresas capixabas em 10 anos”, complementa.

Criado com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) vai permitir, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, buscar a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do Estado.

O FIP Funses1 é operado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e é um dos maiores da categoria no País, com aporte de R$ 250 milhões e deve acelerar e investir em empresas nos próximos anos, passando por todos os estágios da jornada de desenvolvimento.

Para Pedro Carneiro, sócio e diretor de Investimentos na ACE, há a responsabilidade de selecionar e trabalhar em conjunto com esses empreendedores para ampliar o impacto do setor de tecnologia na economia do Estado.

Sobre a ACE – A ACE é uma holding de inovação em negócios e apoio ao empreendedorismo. Atua primariamente como Venture Capital, investindo em startups early stage, e como Venture Builder, co-fundando negócios com os empreendedores mais preparados do ecossistema. Fundada em 2012 pelos empreendedores seriais Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a ACE já realizou aportes em 120 startups, concluindo o exit de 25 dessas empresas. No seu track record também constam mais de 100 programas de aceleração realizados, mais de 1.000 startups conectadas com grandes empresas e 6 novos negócios criados. Atualmente, o grupo conta, por exemplo, com verticais de venture capital e aceleração (ACE), consultoria corporativa (ACE Cortex), M&A (ACE Advisors), educação (Future Dojo), finanças (Zebra Câmbio).

Sobre a TM3 Capital – Fundada em 2011 pelo empreendedor Marcel Malczewski, a TM3 Capital é uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espírito empreendedores no seu DNA. A TM3 Capital tem um modelo hands-on e metric-driven de gestão e investe em empresas que entendem o valor que vai além do capital. Construir juntos é a missão, agregando experiência em operações, crescimento acelerado e internacionalização. Com mais de meio bilhão de reais sob gestão atualmente, a TM3 Capital já estruturou 5 veículos de investimento e possui ampla expertise e casos de sucesso com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware. A TM3 já co-investiu ou vendeu empresas para grandes corporações, tais como: Santander, Movile, Microsoft, Trybe, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble e Ambev.

Informações sobre Fips:
www.bandes.com.br/fip
www.funses.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br